Sustentabilidade Económica, Social e Ambiental

Para a SOFID o conceito de sustentabilidade está intimamente relacionado com a ambição de crescer de forma integrada, devidamente inserida em comunidade, e incorporando em todas as suas atividades preocupações de ordem económica, financeira, ambiental e social.

Além de cumprir a legislação em vigor, a SOFID adota princípios de Bom Governo e assume um claro compromisso com a sustentabilidade social e ambiental nos projetos que apoia. Simultaneamente, aposta numa adequada previsão de riscos e oportunidades, baseando o seu crescimento num modelo de negócio de grande flexibilidade e de proximidade com empresas portuguesas e parceiros locais, proporcionando-lhes sempre que possível produtos desenhados à medida das suas necessidades.


Princípios de Gestão Adequada


Responsabilidade Social


A promoção da igualdade de oportunidades, o respeito pelos direitos humanos e a não discriminação são princípios que SOFID defende e aplica na sua atividade. Nos processos de recrutamento de colaboradores e de jovens estagiários foram tidos em atenção aspetos relacionados com o género e com a diversidade multicultural.

No campo da gestão do capital humano a SOFID proporciona aos seus colaboradores ações de formação profissional e formação on job noutras instituições financeiras parceiras; promove horários de trabalho facilitadores do equilíbrio entre as vidas profissional e familiar; adquire equipamentos propiciadores de bem-estar aos seus colaboradores e clientes; estimula relações interpessoais gratificantes no contexto de iniciativas informais para reforço da motivação e da identificação e compromisso com os objetivos da SOFID; e aplica as recomendações que lhe sejam apresentadas por entidades externas em matéria de higiene e segurança no trabalho.

Ao nível da adoção de práticas ambientalmente corretas consideramos que estão fortemente instaladas na cultura da Sociedade práticas comportamentais como utilizar ecopontos, reutilizar folhas de papel, desligar lâmpadas e aparelhos de ar condicionado em espaços não utilizados ou desligar computadores durante a noite. Em 31 de Dezembro de 2011 todas as lâmpadas da sede eram de eficiência energética.

Desenvolvimento Sustentável

A criação de valor para o acionista constitui numa preocupação central na atividade da SOFID. Em termos de produtividade, assumimos um enfoque claro nas atividades técnicas e produtivas, para as quais são prioritariamente canalizados recursos técnicos e humanos, e apostamos na polivalência de tarefas e funções dos nossos colaboradores. A SOFID é uma organização fortemente orientada para os seus clientes: as empresas que pretendem realizar projetos de investimento direto nos países emergentes e em desenvolvimento. Neste sentido, a SOFID tem a prática de responder num curto espaço de tempo às questões apresentadas pelos promotores e sempre que estes solicitam reuniões de trabalho estas são agendadas, em regra, no prazo máximo de duas semanas. Por outro lado, os produtos financeiros disponibilizados pela Sociedade caracterizam-se por serem desenhados à medida das condições e das necessidades das empresas promotoras e das características dos mercados onde os projetos são implementados, não havendo na SOFID fichas de produtos normalizadas.

Em termos de promoção da proteção ambiental a SOFID procura contribuir para a educação ambiental dos colaboradores e reduzir a sua pegada ecológica através de ações de sensibilização em reuniões plenárias. Estas ações têm contribuído para a adoção generalizada de práticas ambientalmente corretas, como referido anteriormente.

No campo da contribuição para a inclusão social e a empregabilidade é de destacar o lançamento do Programa de Estágios Profissionais cofinanciado pelo IEFP e do qual resultou o recrutamento de três estagiários, tendo um acabado por ser contratado pela SOFID como analista.

Serviço Público

A SOFID é uma empresa do Sector Empresarial do Estado com fins lucrativos, e que tem por missão contribuir para o desenvolvimento sustentado dos países emergentes e em desenvolvimento por via da internacionalização das empresas nacionais, proporcionando a estas empresas, isoladas ou em parceria com investidores locais, um apoio financeiro e de consultoria especializado, de que possam beneficiar nos seus projetos de investimento. 

Perante as empresas nacionais, a SOFID assume, pois, um papel de catalisador de fontes de financiamento e know-how especializado na montagem de operações de caráter financeiro em mercados emergentes, em particular nos PALOP, dentro de uma lógica de complementaridade com outras instituições financeiras nacionais e internacionais.