Moçambique: InvestimoZ mais flexível e dinâmico

O InvestimoZ é um fundo quetem como objetivo participar no financiamento de projetos de investimento de iniciativa pública ou privada em Moçambique, promovidos por empresas portuguesas ou por parcerias luso-moçambicanas.

É um Instrumento único de apoio às empresas portuguesas que queiram investir ou reforçar o seu investimento em Moçambique em todos os setores económicos estruturantes, com mais-valias para a economia e o tecido empresarial moçambicano e que respeitem os critérios de sustentabilidade económica, financeira e ambiental. Entre os sectores elegíveis estão as energias renováveis, o ambiente, as infraestruturas e o turismo.

O Fundo é complementar a contribuições de beneficiários e ao financiamento de outras instituições financeiras, com uma taxa de juro que poderá beneficiar de uma redução face ao custo médio ponderado dos restantes financiamentos de carácter não concessional.

O prazo previsto para o investimento a financiar deverá ser no mínimo de três anos e no máximo de 9 anos.

Abaixo se descrevem as modalidades de participação do InvestimoZ que está hoje mais flexível e dinâmico para apoiar o seu investimento. Contacte-nos!

 


Prestação de garantias a entidades financiadoras locais de projetos elegíveis

 


Empréstimos a empresas portuguesas para realização de suprimentos
ou prestações suplementares

 


Empréstimo para aquisição de participações em capital social em Moçambique

 


Participações em contrato de Consórcio Luso-Moçambicano

 


Tomada de Participações sociais a efetuar conjuntamente com empresas portuguesas