LAIF - Facilidade de Financiamento para a América Latina


LAIF - Facilidade de Financiamento para a América Latina

O objetivo deste instrumento é mobilizar financiamentos adicionais para apoiar investimentos na América Latina, incentivando os entidades públicas a realizar os investimentos essenciais, que não poderiam ser financiados isoladamente pelo mercado ou pelas instituições financeiras de desenvolvimento.

O LAIF tem ainda três objetivos estratégicos ligados entre si e reforçando-se mutuamente:

1. Melhorar as ligações entre os países latino-americanos, em especial estabelecendo melhores infraestruturas no domínio da energia e dos transportes, incluindo eficiência energética, sistemas de energia renovável, sustentabilidade dos meios de transporte e redes de comunicação.

2. Proteção acrescida do meio ambiente incluindo adaptação e mitigação das alterações climáticas.

3. Promover o desenvolvimento socioeconómico equitativo e sustentável através da melhoria das infraestruturas dos serviços sociais e apoio às PME.

As contribuições do LAIF podem tomar várias formas:


› Doações: Em projetos de cofinanciamento de infraestruturas públicas

 Subsídio para o custo de Garantias

 Subsídio da Taxa de Juro

 Assistência Técnica: No âmbito de uma operação específica de investimento (pré investimento), ou no decorrer normal da atividade da empresa, a qual será acompanhada por uma das Instituições Financeiras elegíveis

 Operação de Capital de Risco: No âmbito de uma operação específica de investimento (pré investimento), ou por necessidade da própria empresa em requerer uma operação de capital de risco para o decorrer da sua atividade, a qual será acompanhada por uma das Instituições Financeiras elegíveis.


A SOFID atua como veículo intermediário de apresentação de projetos ao Programa.


Consultar mais informações em LAIF