Infra-estruturas Subsarianas - Oportunidades para Empresas Portuguesas

Infra-estruturas Subsarianas - Oportunidades para Empresas PortuguesasNo dia 15 de Julho irá realizar-se o Workshop "Fundo UE–África para as Infra-estruturas - Oportunidades de Negócio para as Empresas Portuguesas".


Este evento, organizado em parceria entre a SOFID e o GPEARI (Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais) do Ministério das Finanças e da Administração Pública, tem como principal objectivo a divulgação junto das empresas portuguesas do ITF – Fundo UE–África para as Infra-estruturas e contará com a presença de Maria Luís Albuquerque, Secretária de Estado do Tesouro e Finanças, a qual fará a sessão de abertura.

O ITF é um instrumento financeiro instituído no quadro da Parceria UE-África, que visa promover projectos de infra-estruturas regionais ou com impacte transfronteiriço destinados a favorecer o desenvolvimento económico e o crescimento inclusivo no continente africano. O modelo de negócio do Fundo assenta na concessão de subvenções (bonificações de juros, assistência técnica, doações para componentes sociais, prémios de seguro risco-país) complementares a financiamentos de longo prazo concedidos por instituições financeiras.

A participação de Portugal no Fundo resultou da convicção de que o mesmo poderá gerar oportunidades de negócio para as empresas portuguesas, designadamente no contexto do desenvolvimento da rede de infra-estruturas transfronteiriças envolvendo países africanos de língua portuguesa.

O programa do Workshop poderá ser consultado aqui.