SOFID apoia projeto de valorização de biogás no Brasil

Grupo ENC EnergyA SOFID apoia novo projeto, desenvolvido pelo Grupo ENC Energy, na área da valorização energética de biogás no Brasil. O apoio da SOFID à parceria Valorgas traduz-se na repartição de risco de crédito com a Caixa Geral de Depósitos (CGD), mediante a prestação de uma garantia bancária a seu favor no montante de EUR 1.75 milhões (um milhão e 750 mil euros).

A identificação das oportunidades de valorização energética de biogás no Brasil foi o primeiro passo no processo de internacionalização do Grupo ENC Energy para esse país, em 2011. A Valorgas resulta da parceria comercial entre o Grupo ENC Energy e a empresa Vital Engenharia Ambiental, S.A., pertencente ao Grupo Queiroz Galvão. Esta parceria permite a exploração e valorização energética do biogás recolhido na Central de Tratamentos de Resíduos de Juiz de Fora (CTR-JF), nomeadamente através da produção de eletricidade.

Em 2013, o Grupo ENC Energy instalou na CTR-JF uma Unidade de Geração de Energia Termoelétrica (UTE) dando assim início à primeira fase do projeto da Valorgas. Em outubro desse ano a UTE, com capacidade de geração de 1,4 MW, começou a injetar eletricidade na rede para venda a clientes. Está em curso o investimento de expansão da capacidade da UTE para 4,3MW, que o Grupo ENC Energy espera concluir até ao final de 2014.

A natureza deste projeto tem implícito um conjunto de benefícios subjacentes ao tratamento do biogás, sobretudo ao nível dos impactos ambientais. A instalação e expansão da UTE de Juiz de Fora permitirá reduzir a emissão de gases de efeito de estufa, melhorar a qualidade do ar na região e reduzir os odores libertados pelo aterro sanitário, ao mesmo tempo que produz energia elétrica a partir de uma fonte renovável que, sem a existência deste projeto, estaria a ser desperdiçada.

Este projeto estende-se até 2032, data em que termina o contrato de concessão da CTR-JF, e representa a primeira de duas centrais de geração elétrica a partir de biogás de aterro já instaladas pelo Grupo ENC no Brasil.